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Atualizações do Google

Atualizações do Google

Agora e de vez em quando, os mecanismos de pesquisa lançam várias atualizações em seus algoritmos de classificação ou layout de página. Algumas dessas atualizações passam despercebidas, mas algumas delas trazem grandes mudanças para o panorama do SEO.

Aqui está uma lista das atualizações mais importantes do Google que você precisa conhecer, exibidas de forma retroativa.


Fred

Atualização Fred do Google

Filtra resultados de pesquisa de baixa qualidade cujo único objetivo é gerar receita de anúncios e afiliados.

O mais recente das atualizações confirmadas do Google, Fred recebeu o nome de Gary Illyes, do Google, que, brincando, sugeriu que todas as atualizações fossem chamadas de "Fred". O Google confirmou que a atualização ocorreu, mas recusou- se a discutir os detalhes, dizendo simplesmente que os sites que Fred segmenta são aqueles que violam as diretrizes para webmasters do Google. No entanto, os estudos de sites afetados mostram que a grande maioria deles são sites de conteúdo (principalmente blogs) com artigos de baixa qualidade sobre uma ampla variedade de tópicos que parecem ser criados principalmente com o propósito de gerar anúncios ou receitas afiliadas.

Pinguim 4.0

Atualização Pinguim 4.0 do Google

Em 23 de setembro, o Google confirmou oficialmente no blog do Google para webmasters que seu algoritmo Penguin começou a funcionar em tempo real.

Historicamente, a lista de sites afetados pelo Penguin foi periodicamente atualizada ao mesmo tempo. Uma vez que um webmaster melhorou consideravelmente seu site e sua presença na Internet, muitos dos algoritmos do Google levaram isso em consideração muito rapidamente, mas outros, como o Penguin, precisavam ser atualizados. Com essa mudança, os dados da Penguin são atualizados em tempo real, para que as alterações sejam visíveis muito mais rapidamente, normalmente entrando em vigor logo após o Google rastrear e reindexar uma página.

Possum

Atualização Possum do Google

Possum é um nome não oficial para uma série de grandes mudanças no filtro de classificação local do Google ocorrido em 1o de setembro de 2016. Aqui estão alguns dos efeitos da atualização:

  1. A localização física do internauta (a localização do IP) tornou-se mais importante definir o ranking;
  2. As empresas que estão fora da área da cidade física tiveram um aumento no ranking;
  3. Compartilhar o mesmo endereço com empresas locais semelhantes agora pode se tornar o motivo de sua listagem ser filtrada dos resultados de pesquisa.
  4. Os resultados locais agora diferem mais dependendo das consultas de pesquisa específicas;

Novo layout do AdWords

O Google fez grandes alterações no Google AdWords, removendo totalmente os anúncios da coluna da direita e lançando blocos com quatro anúncios em várias pesquisas comerciais. Embora essa tenha sido uma atualização de pesquisa paga, ela teve implicações significativas na CTR para resultados pagos e orgânicos, especialmente em palavras-chave competitivas.

Atualização do Núcleo do Algoritmo de Classificação Principal

No fim de semana (de 8 a 10 de janeiro), o Google promoveu uma atualização do algoritmo de classificação do núcleo, e muitos webmasters observaram grandes flutuações de classificação.

Segundo o Google, a atualização não estava relacionada ao Penguin ou ao Panda, mas sim uma atualização do algoritmo de classificação do núcleo.

RankBrain

O Google fez um grande anúncio, revelando que o aprendizado de máquina fazia parte do algoritmo há meses, contribuindo para o 3o fator de classificação mais influente.

Atualização Local 3-Pack

Uma grande mudança na Pesquisa Local do Google aconteceu - uma nova maneira de listar empresas locais nos resultados de pesquisa foi lançada, mudando o "pacote de 7 locais" anterior, onde sete empresas locais foram exibidas, para uma exibição "local de 3 pacotes".

A atualização também mudou drasticamente o look-n-feel e a navegação dentro dos pacotes locais.

Atualização para dispositivos móveis

A atualização otimizada para dispositivos móveis (também conhecida como Mobile Friendly ou Mobilegeddon) foi lançada, supostamente para impulsionar o ranking de páginas otimizadas para dispositivos móveis em resultados de pesquisa para dispositivos móveis. Segundo o Google, esta atualização:

Até agora, o impacto da atualização é menor que o esperado. No entanto, se você receber um alerta "não compatível com dispositivos móveis" em sua conta do Google para webmasters, recomendamos tomar determinadas medidas.

Pigeon # 2

Atualização Pigeon # 2 do Google

O Google lançou a atualização do Pigeon em todos os países de língua inglesa. Como resultado desta atualização, as listagens mais distantes dos centros das cidades caíram de pacotes locais para muitas consultas de pesquisa.

DMCA/Pirate # 2

Atualização DMCA/Pirate # 2 do Google

O Google lança outra atualização Pirate e acessa novamente sites com problemas de direitos autorais. Desta vez, alguns sites de torrent populares relataram grandes quedas de tráfego. Além disso, termos de pesquisa como "gratuito", "vigia", "download" etc. foram removidos do preenchimento automático do Google.

Pinguim 3.0

Atualização Pinguim 3.0 do Google

O Google anunciou outra atualização, muito aguardada, da Penguin, que, no entanto, não trouxe fluxo significativo.

O algoritmo do Google Penguin segmenta sites usando esquemas de construção de links não naturais. Se o seu site for penalizado, você provavelmente receberá um alerta na sua conta do Google Webmaster. Para recuperar-se da penalização de Penguin, certifique-se:

O site afetado deve esperar até a próxima atualização de dados para poder recuperar seu lugar anterior nas SERPs.

Pigeon

Atualização Pigeon do Google

A atualização do Pigeon alterou significativamente os resultados da pesquisa local no Google Maps. O Google tentou incorporar as técnicas de pesquisa tradicionais para as listagens locais. Além disso, as listas de pacotes locais para empresas de SEO, marketing e design retornaram aos resultados. De fato, muitas empresas registraram quedas nos pacotes locais e disseram que a atualização não melhorou os resultados da pesquisa local.

Panda 4.0

Atualização Panda 4.0 do Google

Matt Cutts anunciou que a nova atualização do Panda foi lançada, atingindo 7,5% de todas as pesquisas em inglês.

A atualização do Panda visa reduzir os rankings de sites de baixa qualidade com conteúdo reduzido ou de má qualidade. O proprietário do site não receberá nenhuma notificação na sua conta do Google Webmaster. Se o site foi atingido pelo Panda, é detectada a queda repentina no tráfego. Os sites que foram mais atingidos incluem domínios com conteúdo copiado, publicidade excessiva, problemas de conteúdo duplicado, etc. O site afetado deve aguardar até a próxima atualização de dados para recuperar seu lugar anterior nas SERPs.

Hummingbird

Atualização Hummingbird do Google

Embora anunciado apenas em 26 de setembro, o Hummingbird foi lançado um mês antes e afeta 90% das consultas de pesquisa.

O Hummingbird não é uma atualização baseada em penalidade (como o Panda ou o Penguin), mas uma mudança na forma como o Google reage a diferentes tipos de consultas. Ele não se concentra apenas em palavras-chave, mas em seu contexto para entender melhor a intenção do usuário. Essa atualização também lida melhor com as consultas de conversação.

Atualização Panda Recovery

Essa foi uma versão "soft" da atualização do Panda, que trouxe a recuperação para alguns sites penalizados anteriormente. Os webmasters notaram classificações aprimoradas e tráfego mais alto.

A atualização do Panda visa reduzir os rankings de sites de baixa qualidade com conteúdo reduzido. O proprietário do site não receberá nenhuma notificação na sua conta do Google Webmaster. Se o site foi atingido pela Panda, é detectada a queda repentina no tráfego. Os sites que foram mais atingidos incluem domínios com conteúdo copiado, publicidade excessiva, problemas de conteúdo duplicado, etc. O site afetado deve aguardar até a próxima atualização de dados para recuperar seu lugar anterior nas SERPs.

Atualização Payday Loan

Essa atualização do algoritmo afetou sites com spam em indústrias notoriamente abusivas, como empréstimos do dia de pagamento e pornografia. Ele direcionou as táticas de black hat SEO (esquemas de links, principalmente), mas resultou em apenas 0,3% de buscas afetadas nos EUA.

Pinguim 2.0

Atualização Pinguim 2.0 do Google

O Google lançou uma nova geração do filtro de spam do Penguin e disse que seria "mais profundo", significando que a atualização iria analisar páginas mais profundas do seu site, além da página inicial (Penguin 1.0 era direcionado principalmente à página inicial do site).

Se o site for penalizado, o proprietário provavelmente receberá um alerta na sua conta do Google Webmaster. Para recuperar-se a penalização do Penguin, certifique-se de:

O site afetado deve esperar até a próxima atualização de dados para poder recuperar seu lugar anterior nas SERPs.

Atualização Domain Crowding

Esta atualização teve como objetivo trazer a diversidade de resultados de pesquisa para os usuários, o que significa que o Google começou a mostrar menos resultados de um mesmo domínio em uma página de resultados de mecanismos de pesquisa.

Panda #23

Atualização Panda #23 do Google

Outra atualização considerável do Panda foi lançada, afetando mais pesquisas do que outras atualizações do Panda.

Esta atualização visa reduzir os rankings de sites de baixa qualidade com conteúdo reduzido. Você não receberá nenhuma notificação na sua conta do Google Webmaster. Se o site foi atingido pela Panda, você detectará a queda repentina no tráfego. Os sites que foram mais atingidos incluem domínios com conteúdo copiado, publicidade excessiva, problemas de conteúdo duplicado, etc. O site afetado deve aguardar até a próxima atualização de dados para recuperar seu lugar anterior nas SERPs.

Atualização de domínios de correspondência exata

Os domínios de correspondência exata com conteúdo de baixa qualidade tiveram uma queda nos rankings das palavras-chave de correspondência exata segmentada. Esta atualização de algoritmo não foi relacionada nem ao Penguin nem ao Panda e afetou 0,6% das pesquisas em inglês dos EUA.

Panda #20

Atualização Panda #20 do Google

Uma atualização substancial do Panda foi implementada, afetando 2,4% das pesquisas em inglês.

Esta atualização visa reduzir os rankings de sites de baixa qualidade com conteúdo reduzido. Você não receberá nenhuma notificação na sua conta do Google Webmaster. Se o site foi atingido pelo Panda, você detectará a queda repentina no tráfego. Os sites que foram mais atingidos incluem domínios com conteúdo copiado, publicidade excessiva, problemas de conteúdo duplicado, etc. O site afetado deve aguardar até a próxima atualização de dados para recuperar seu lugar anterior nas SERPs.

Filtro DMCA (Pirate)

Atualização Filtro DMCA (Pirate) do Google

Uso do filtro de violação de direitos autorais. O Google começa a diminuir as classificações dos sites que recebem avisos repetidos de remoção de direitos autorais. O site afetado deve aguardar até a próxima atualização de dados para recuperar seu lugar anterior nas SERPs.

Panda 3.7

Atualização Panda 3.7 do Google

A nova versão do Google Panda foi lançada.

Esta atualização visa reduzir os rankings de sites de baixa qualidade com conteúdo reduzido. Você não receberá nenhuma notificação na sua conta do Google Webmaster. Se o site foi atingido pelo Panda, você detectará a queda repentina no tráfego. Os sites que foram mais atingidos incluem domínios com conteúdo copiado, publicidade excessiva, problemas de conteúdo duplicado, etc. O site afetado deve aguardar até a próxima atualização de dados para recuperar seu lugar anterior nas SERPs.

Knowledge Graph

Atualização Knowledge Graph do Google

Google introduziu um novo tipo de resultados de pesquisa, o gráfico de conhecimento, dando-lhe uma caixa separada no canto superior direito da página. Basicamente, ele fornece alguns dados resumidos para consultas populares, geralmente pessoas, lugares e eventos/coisas. A introdução do Knowledge Graph é vista como mais um passo em direção à Web semântica.

Pinguim 1.0

Atualização Pinguim 1.0 do Google

Algoritmo do Google Penguin introduzido. A atualização segmenta sites usando esquemas de construção de links não naturais. Se o site foi penalizado, você provavelmente receberá um alerta na sua conta do Google Webmaster.

Para recuperar-se a penalização do Penguin, certifique-se de:

O site afetado deve esperar até a próxima atualização de dados para poder recuperar seu lugar anterior nas SERPs.

Algoritmo de Layout de Página

Esse algoritmo afetou principalmente sites com altas taxas de anúncio para conteúdo no topo de suas páginas.

Para se recuperar dessa penalidade, um site precisa ter um número reduzido de anúncios acima da dobra e aumentar a quantidade de conteúdo visível.

Freshness

Esta atualização foi projetada pelo Google para fornecer os dados mais recentes quando é solicitada pela natureza da consulta do internauta.

Assim, após a atualização, as novas páginas receberam um certo aumento de classificação para consultas relacionadas a informações que mudam com frequência ou informações sobre tópicos, eventos e tendências importantes.

Panda 2.4

Atualização Panda 2.4 do Google

Outra grande atualização do Google Panda foi lançada, afetando de 6 a 9% dos resultados internacionais na maioria dos idiomas.

Esta atualização visa reduzir os rankings de sites de baixa qualidade com conteúdo reduzido. Você não receberá nenhuma notificação na sua conta do Google Webmaster. Se o site foi atingido pela Panda, você detectará a queda repentina no tráfego. Os sites que foram mais atingidos incluem domínios com conteúdo copiado, publicidade excessiva, problemas de conteúdo duplicado, etc. O site afetado deve aguardar até a próxima atualização de dados para recuperar seu lugar anterior nas SERPs.

Schema.org

Atualização Schema.org do Google

Google, Bing e Yahoo introduziram o conjunto de formatação semântica especial para sites - "Schema.org". Os webmasters podem usar a marcação de dados estruturados para obter rich snippets (e possivelmente mais cliques!) para suas páginas nos resultados de pesquisa. Isso é especialmente verdadeiro para determinadas categorias de sites: receitas, resenhas, eventos, lugares, etc.

Panda 2.0

Atualização Panda 2.0 do Google

Outra atualização do Google Panda foi lançada em todo o mundo, agora atingindo sites grandes e pequenos. Esta atualização incluiu alguns novos sinais comportamentais. Por exemplo, se um site foi bloqueado por muitos pesquisadores do Google (com suas opções de extensão ou personalização do Google Chrome nas páginas de resultados de pesquisa).

A atualização tem como objetivo diminuir o ranking de sites de baixa qualidade com conteúdo reduzido. Você não receberá nenhuma notificação na sua conta do Google Webmaster. Se o site foi atingido pelo Panda, você detectará a queda repentina no tráfego. Os sites que foram mais atingidos incluem domínios com conteúdo copiado, publicidade excessiva, problemas de conteúdo duplicado, etc. O site afetado deve aguardar até a próxima atualização de dados para recuperar seu lugar anterior nas SERPs.

Panda 1.0

Atualização Panda 1.0 do Google

A primeira atualização do Google Panda foi lançada, afetando cerca de 12% de todas as pesquisas nos EUA, o que a torna a atualização mais significativa da Panda até o momento.

Esta atualização visa reduzir os rankings de sites de baixa qualidade com conteúdo reduzido. Se o site tiver sido atingido pelo Panda, você perceberá a queda repentina no tráfego, mas não receberá nenhuma notificação na conta do seu Webmaster do Google.

Os sites que foram mais atingidos incluem domínios com conteúdo copiado, publicidade excessiva, problemas de conteúdo duplicado, etc. O site afetado deve aguardar até a próxima atualização de dados para recuperar seu lugar anterior nas SERPs.