Mudança de visual implementadas pelo Google na página de resultados de pesquisa
Google: mudanças recentes na plataforma de Busca têm dividido opiniões
Modificações recentes na Busca para PC do Google apresenta resultado positivo, mas sofre críticas por dificultar distinção entre anúncios e resultados de pesquisa.
O Google, caracterizado como a principal empresa multinacional americana de serviços online e software, passa por atualizações quase que periodicamente, tanto que na última semana o maior buscador orgânico do mundo implementou um novo visual em sua busca. Alterações estas que já haviam sido aplicadas para celulares em 2019.
Agora, os sites aparecem com seus respectivos favicons – logotipo em tamanho reduzido – e domínios na primeira linha. Os anúncios também passaram por modificações, agora, as propagandas ganharam aparência semelhante aos resultados de pesquisas normais. Sua principal diferença é o ícone pequeno “Ad” – abreviação de “Advertisement”, em tradução “anúncio”- em preto que aparece disposto logo na primeira linha.
De acordo com os dados iniciais coletados, como aponta o Digiday -revista de comércio eletrônico americana-, as recentes alterações no formato de busca já teriam surtido um efeito positivo. Já que as pessoas estão clicando em mais anúncios neste novo formato.
Entretanto, apesar ter apresentado um aumento na taxa de cliques no último ano, de 17% para 18%, há controvérsias sobre os benefícios desse formato de busca. O Google sofre críticas, principalmente por parte de especialistas, por não deixar quase distinções entre os anúncios e resultados de pesquisa comuns.
Google: Mudança na Busca para PC adiciona favicons e muda ordem de domínios de sites
Apesar de agora ser uma novidade para PC, as mudanças na exibição dos resultados de Busca do Google já haviam sido feitas em maio do ano passado em seu aplicativo para smartphones. Os resultados de busca passaram a exibir um favicon e o nome dos domínios dos sites no topo dos computadores. Além disso, a empresa passou a destacar o rótulo “Anúncio” em negrito e na cor preta, quando o link for patrocinado.
O objetivo, afinal, de acordo com a companhia é colocar a marca de um site como ”frontal e central”, a fim de facilitar a compreensão dos internautas de onde vêm as informações e quais páginas do buscador apresentam os melhores resultados conforme a busca.
Vale ressaltar que os ícones do site possuem função na “ancoragem” de cada resultado –aquele que melhor se destaca e possui um posicionamento melhor-, o que consequentemente auxilia o internauta a decidir o que explorar posteriormente. Eles ainda são relevantes para os webmasters (profissional responsável pela programação de sistemas), que escolherão o ícone preferido para listagem orgânica.
E você, gostou desse novo visual?