SEO Off-Page
Se o SEO On-Page diz respeito à todas as questões internas e aparentes de um site, o SEO Off-Page, como o próprio nome sugere, está relacionado à todas as ações feitas externamente, mas que mesmo assim possuem ligação direta com o site.
O SEO Off-Page tem grande relevância com os resultados orgânicos que você pode vir a obter para o seu site, incluindo o posicionamento no Google.
O Google é um buscador que possui um algoritmo extremamente complexo, que consegue analisar, em segundos, mais de 200 fatores de ranqueamento. Portanto, os Googlebots (os famosos robôs do Google), são capazes de averiguar quais são os seus comportamentos fora do domínio do seu site.
A seguir, vamos conferir os dois principais pontos que envolvem o SEO Off-Page. Boa leitura!
Presença da marca
A presença da marca não é conquistada apenas com a criação de um site e com a instalação de técnicas básicas do SEO. Essa é uma prática que vai muito mais além e que também requer um trabalho de planejamento maior.
O principal objetivo desse tipo de trabalho é aumentar a confiança da sua marca em dois pontos fundamentais: os usuários e o Google.
Para isso, é necessário que fortes campanhas sejam feitas tanto em redes sociais, como em outras plataformas, como o YouTube. Portanto, antes de mais nada, a sua empresa precisa estar presente tanto no YouTube, como no Instagram, no Facebook e no Twitter.
Depois, apostar em postagens e na criação de conteúdo específico para esses tipos de portais é essencial para que você comece a ter uma base mais consolidada de seguidores, que irão avaliar positivamente a sua marca.
Inclusive, avaliações positivas resultantes de engajamento através do Google também contam para o posicionamento do seu site. Por isso, aposte forte na experiência dos usuários!
Link building
Como já falamos acima, o Google leva em consideração mais de 200 fatores de ranqueamento antes de classificar um site como relevante ou não.
Um dos 200 fatores mais importantes é a autoridade do domínio do seu site, ponto que é analisado e já foi muito mais fundamental, principalmente nos primeiros anos do Google, quando a técnica de link building (citação de um site em outros sites através de links) garantia um bom posicionamento para muitas páginas.
Com o passar dos anos e das atualizações, o Google se tornou mais criterioso com o link building e, já há alguns anos, ser apontado por outro site não é o suficiente para assegurar a autoridade de domínio.
Atualmente, para que você obtenha resultados reais através da técnica de link building, é mais importante que o seu site receba citações de um outro site confiável e que também tenha relevância no seu segmento do que de sites menores, que podem não transmitir confiança tanto para o público, quanto para o buscador.
Por essa razão, conseguir citações em sites que realmente sejam bem construídos se tornou mais difícil. Contudo, foram criadas maneiras para que um bom link building seja feito.
Uma delas é o chamado guest post, ou seja, quando você cria conteúdo para outros sites como um convidado. Esses artigos, porém, devem explorar assuntos diversos que envolvam o segmento dos dois sites envolvidos.
Além disso, você também pode observar sites que tenham links quebrados e que não estão mais redirecionando para páginas existentes. Nesses casos, a melhor opção é entrar em contato com o administrador do site em questão e mostrar que você tem um conteúdo semelhante e que pode servir para substituir o link que já não funciona.
Se o seu valor de investimento for mais alto, considerar a contratação de um assessoria de imprensa também é relevante. Assessorias possuem vários contatos e são especialistas em link building, o que possibilita maiores chances de conseguir a publicação de artigos em portais ou blogs que possuem extrema relevância para o Google.
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