Busca Orgânica no Google: entenda o que é e quais as suas vantagens
Hoje em dia, é quase impossivel falar de SEO sem esbarrar no assunto de Buscas Orgânicas, afinal, toda empresa que deseja se destacar no mercado virtual e sair na frente da concorrência, deve ter algumas estratégias e técnicas de Marketing bem claras a fim de se tornar uma autoridade no serviço ou produto que oferece através da Internet.
Por mais que, de fato, seja um assunto simples, muitas pessoas ainda possuem dúvidas a respeito do tema e também sobre os beneficios que a Busca Orgânica pode trazer ao seu negócio se comparado aos links pratrocinados.
Principal plataforma de pesquisa de todo o mundo, o Google é responsável por mais de 93% do tráfego de informações contidas na Internet. E, portanto, sobressair-se neste buscador é indispensável para empresas que buscam sucesso e maior destaque para seu site. Mas, afinal, você sabe do que se trata a Busca Orgânica?
A Busca Orgânica e a sua importância
Atualmente muitas são as agências que assim como a Prime Web especializam-se em Marketing de Posicionamento na Internet (MPI), tendo como objetivo posicionar empresas de pequeno, médio e grande porte na primeira página do Google sem ter que investir dinheiro em Adwords (links patrocinados). E é disto que se trata a Busca Orgânica!
Em resumo, podemos definir a Busca Orgânica como uma maneira de obter resultados de maneira natural, ou seja, de modo “não pago” através de mecanismos de buscas como o Google, Bing ou Yahoo!.
Para melhor compreensão, é preciso entender que, de maneira bastante resumida, o Google dividi os sites que aparecem em sua primeira página entre aqueles que pagam anúncios e aqueles que são posicionados de maneira orgânica.
Importante também compreender que a maioria das informações que encontramos através da Busca Orgânica tratam-se de sites e blogs não-comerciais como, por exemplo, entretenimento, hobbies, esportes e educação. No geral, os internautas tendem a ter uma relação de maior confiança com resultados de busca orgânica, devido em principal a filtração responsável que o Google faz.
Portanto, se você quer ter seu site destacado e receber mais cliques tendo, por consequência, maior captação de clientes, é de suma importância que sua página esteja bem posicionada na busca orgânica, de forma a utilizar palavras-chaves que tenham relação com o seu negócio.
Afinal, segundo estudos indicam mais de 73% dos internautas preferem clicar em links de busca orgânica do que em links patrocinados, pois acreditam que a busca natural é mais confiável. Ademais, temos pré-disposição a pensar que empresas em primeiro lugar no Google na busca orgânica são autoridade no produto ou serviço oferecido.
Busca Orgânica x Links Patrocinados.
Como já visto, existem duas formas de se destacar no Google: a primeira é através de buscas orgânicas e a segundas através de links patrocinados, também conhecidos como Adwords.
Sobre esta segunda forma de se posicionar no Google, podemos definir os Adwords como links pagos seguindo a regra do Custo Por Clique (CPC). Desta forma, basta que o anunciantes escolha palavras-chaves para patrocinar, ou seja, quando elas forem digitadas o link do anunciante aparecerá em primeiro lugar na página do Google, sendo o pagamento feito a cada clique que o site receber.
Entretanto, ao optar por anunciar o seu site através de Adwords é preciso ter em mente que você terá de separar um quantia de dinheiro diária para que sua página se mantenha por algumas horas na primeira colocação de buscas do Google.
Entretanto, quando a escolha é o método orgânico, as técnicas utilizada pela Agência Especializa em Marketing de Posicionamento na Internet (MPI) Prime Web, por exemplo, tendem a fazer com que o site de seu contratante fique por mais tempo na primeira página de resultados – podendo ser esta colocação até mesmo permanente.