Palavras chave cauda longa: saiba por que é importante utilizá-las
Palavras-chave cauda longa: saiba por que é importante utilizá-las
Você sabe o que são palavras-chave? Não? Elas são o principal instrumento de uma pesquisa e importantes aliadas de profissionais do ramo de criação de páginas, blogs posts e sites. Geralmente são termos compostos por uma ou mais palavras chave, em que usuário escreve no buscador com o intuito de obter a resposta.
Já as palavras-chave cauda longa, ou long tail, são expressões ou termos de pesquisa mais específicos e mais longos do que as palavras-chave head tail, que costumam ser genéricas e abrangentes. É por meio delas que o seu site ficará bem posicionados nos rankings de busca do Google, faz parte do conjunto de estratégias de SEO (otimização para motores de busca).
Um exemplo simples da diferença entre as duas:
Palavra-chave head tail – sapato
Palavra-chave long tail – sapato vermelho para festa
As características mais peculiares das palavras-chave cauda longa são: recebem menos tráfego de pesquisa; apresentam conversão mais alta; oferecem menos concorrência e é mais fácil para você ranquear nas primeiras posições; ajudam a construir autoridade em nichos específicos.
Entenda a teoria da cauda longa
O primeiro estudioso a utilizar o conceito de teoria da cauda longa foi Chris Anderson em seu livro A Cauda Longa – Do Mercado de Massa para o Mercado de Nicho e é utilizado em grandes lojas com sucesso mundial como a Apple, Amazon e Netflix.
No livro, Chris descreve a estratégia de varejo de vender pequenas quantidades de uma grande variedade de itens, ao invés de somente alguns produtos populares. O resultado final é um grande volume de vendas, porém enfrentando muito menos concorrência.
A ideia principal da teoria da cauda longa é segmentar ao máximo seu conteúdo ou produto, tornando-se especialista em micro áreas, do que tentar englobar uma área genérica.
A importância das palavras-chave cauda longa
Para entender a importância das palavras-chave cauda longa é entender o contexto de marketing. Hoje o poder de compra das pessoas é muito superior do que há algumas décadas, com isso, a diferenciação e individualidade se acentuam.
Nessa área as long tail se acentuam e viram uma estratégia muito importante. Um exemplo a ser seguido é da Amazon, uma empresa transnacional de comércio eletrônico. Ela é muito bem ranqueada em buscas de palavras-chave genéricas, porém viu uma oportunidade em ranquear seus produtos com palavras-chave de cauda longa como “livros de marketing digital”, “livro de Peter Drucker” e etc.
Os pequenos negócios são capazes de atender as necessidades específicas de um modo mais exclusivo e personalizado do que as grandes corporações.
Como identificar as long tail com maior potencial?
Pense que quanto mais específico melhor. Levar em consideração os diferenciais do produto ou serviço é muito importante. Algumas pessoas cometem o erro de ranquear em palavras-chave long tail que estão muito distantes dos produtos da empresa.
Conheça abaixo as formas de procurar essas palavras:
Keyword Planner – essa ferramenta é gratuita do Google Adwords e te ajuda a identificar as alternativas de palavras-chave para uma expressão ou conjunto de palavras que tenha relação com algum conteúdo que pretenda produzir.
É possível também marcar as palavras-chave negativas. Essa alternativa é para especificar ainda mais seu link. Você digita o seu campo de trabalho, como por exemplo, sapatos, e aparecerão diversas opções de termos. Nesse momento, você seleciona aqueles que não representam sua oferta e assim, ele não será relacionado indevidamente.
Buscas mensais – corresponde ao número médio de pesquisas mensais no Google para uma determinada palavra-chave. É necessário considerar apenas buscas exatas para a palavra-chave long tail pretendida. Caso contrário, a estatística contabilizará as pesquisas em termos relacionados.
Concorrência – em caso de dificuldades dê uma pesquisada com seus concorrentes. Você poderá ter ideias de quais palavras-chave utilizar em seu negócio. Lembre-se de procurar os termos em concorrentes que estão em alta.