Clique aqui para falar com a Agência Prime Web

Black Hat: entenda porque essa técnica pode prejudicar a sua empresa na web

Black Hat: entenda porque essa técnica pode prejudicar a sua empresa na web

Em todos os sites buscadores da internet, como o Google, existem critérios e normas para se avaliar um site ou blog e determinar em qual página de pesquisa ele deve ser rankeado. Devido a isso produzimos conteúdos de qualidade seguindo essas diretrizes.

Para garantir que haja uma avaliação total desses critérios, esses buscadores criaram uma espécie de robôs que analisam uma série de algoritmos a fim de classificar o site que está sendo avaliado.

Dessa forma, dentro dos 25 bilhões de sites que a internet abriga, surgiram métodos e técnicas para fazer com que um site seja bem classificado nesses buscadores. Essas técnicas são chamadas de SEO, ou em bom e belo português, otimização de sites.

As técnicas de SEO são válidas e servem para fazer com que um site seja rankeado de maneira justa e plausível. Entretanto, como é corriqueiro de nossa espécie, as técnicas de SEO foram adaptadas para também burlar os critérios dos sites de busca. Essas técnicas sujas são chamadas de Black Hat.

Algumas das táticas mais utilizadas do Black Hat

O Black Hat possui uma série de técnicas e táticas adaptadas que, teoricamente, podem levar um determinado site à uma posição mais elevada no ranking dos grandes buscadores. Porém, é interessante citar que isso não passa de teoria mesmo: a partir do momento que o Google descobre a farsa, ele fará com que o site seja punido imediatamente. Vamos analisar algumas dessas táticas a seguir:

Textos Hidden

Os textos hidden, ou em tradução literal, textos escondidos, são uma das técnicas mais utilizadas pelos usuários de Black Hat. Basicamente, consiste em esconder textos, geralmente cheios de palavras-chaves, dos visitantes, já que deixá-los expostos pode atrapalhar a objetividade visual do site em questão.

Dessa forma, em muitos momentos esses textos são deixados da mesma cor do fundo do site, o que impossibilita a visualização do visitante. Entretanto, os robôs dos buscadores ainda poderão enxergar a farsa da mesma maneira.

Doorway pages

Essa técnica consiste na criação de páginas otimizadas para um bom rankeamento nos buscadores. Entretanto, quando um visitante tem acesso à página, ele será automaticamente redirecionado para outra página ou outro site, que pode conter conteúdos impróprios e até perigosos.

Cloaking

Nesse caso, o site é criado visando única e exclusivamente a avaliação dos robôs dos buscadores. Dessa forma, o site que os robôs têm acesso são completamente otimizados; entretanto, para um usuário comum, o site será uma bagunça, completamente sem utilidade aparente.

Link Wheels e Link Farms

No caso do Link Wheels, basicamente é a criação de site principal (o que tem a intenção de ser rankeado e acessado) e a criação de outros sites que visam apenas o redirecionamento para o site principal.

Já os Link Farms são sites que apenas possuem links para o acesso de outros sites.

Como o Black Hat pode acatar em punição para o seu website?

Ao perceber essa série de trapaças envolvendo os seus critérios de ranking, os principais buscadores passaram a investir forte para impedir que essa técnica seja realizada.

No caso do Google, que de bobo não tem nada, a descoberta dessas técnicas ilícitas acarreta em punição direta para o seu site, o que será prejudicial para a sua empresa.

Dependendo do caso, as punições podem ser realmente pesadas, levando o seu site perder várias posições nas páginas de pesquisas e, consequentemente, também perder muitos acessos diários.

De tal maneira, a utilização dos Black Hats nunca é recomendada. Procure um trabalho de SEO ou de um Webmaster sério, que utilize as táticas e técnicas corretas e justas para otimizar o seu site e fazer com que ele tenha o retorno merecido, sem ocorrer o risco de sofrer uma punição severa e intensamente prejudicial para o seu negócio!